O termo Ginecomastia é utilizado para denominar o aumento benigno do tecido mamário masculino. Esse aumento pode ser tanto unilateral, como bilateral, podendo causar grande constrangimento, além de dor e desconforto nos homens que sofrem com essa condição.
A condição é causada pelo aumento dos níveis de estrogênio no organismo que pode estar associado a diversos fatores como obesidade, alterações endócrinas, uso de anabolizantes e outros.
O quadro é mais comum por volta dos 13 a 15 anos durante a puberdade, regredindo espontâneamente por volta dos 17 anos. No entanto, em alguns homens as mamas não reduzem fazendo-se necessária a intervenção cirúrgica.
O procedimento varia conforme o tipo de tecido que compõe as mamas masculinas, podendo ser formada apenas por excesso de glândula mamária, excesso de gordura ou ambos. Desse modo, na cirurgia retira-se o excesso de gordura através de lipo e depois o excesso de glândulas mamárias.
A recuperação é tranquila com poucas possíveis intercorrências e em cerca de 3 meses é possível ver os resultados finais!